O olhar da construção civil está cada vez mais voltado aos revestimentos de grandes formatos, em dimensões que impressionam, como o 120x120cm, 120x360cm, 150x320cm e 120x240cm. Para preservar o desempenho técnico e a integridade da peça, as grandes placas cerâmicas exigem cuidados com a aplicação e o acabamento.
O cuidado em investir em materiais apropriados e eficientes e a contratação de mão de obra capacitada é fundamental para garantir o alto desempenho e as qualidades inerentes a cada revestimento.
Orientações de assentamentos para peças de grandes formatos
As peças devem ser manuseadas por, no mínimo, por duas pessoas. Para levantá-la é preciso erguer lentamente um dos lados mais longos, com o objetivo de compensar o efeito de vácuo embaixo da peça. Recomenda-se que para o manuseio sejam utilizadas luvas de proteção.
Cada pessoa deverá segurar a peça com uma das mãos na extremidade, e a outra próxima ao centro da peça. Para facilitar o trabalho recomenda-se o uso de ventosas, ferramenta que garante maior segurança durante o manuseio da peça.
Na obra, recomenda-se que a peça seja armazenada ou depositada na horizontal, com sua base totalmente apoiada, ou ainda na vertical, desde que possa ser mantida reta durante todo o tempo em que estiver nessa posição.
O reposicionamento da peça para a posição horizontal é realizado apoiando o lado mais longo da mesma, em uma superfície plana – o toque da peça com o chão deve ser realizado de forma cuidadosa, sobre um papelão, isopor ou plástico bolha.
Cortes e Acabamentos das peças
Para os revestimentos de grandes formatos, recomenda-se o uso de ferramentas que permitam o mínimo possível de vibrações sobre a peça. O revestimento deve ser corretamente apoiado e nivelado para se obter cortes precisos com excelente acabamento. Fabricantes como Raimond, Sigma e Rubi dispõem destes equipamentos para comercialização.
Cuidados na Aplicação
A superfície sobre a qual ocorrerá o assentamento deve estar bem nivelada (recomenda-se um desvio máximo de 3mm quando analisado com régua de 2 metros). A superfície deve estar também livre de resíduos, partes soltas ou com baixa resistência.
Aplicando argamassa
Aplicar a argamassa sobre a superfície a ser revestida, com a ajuda de uma desempenadeira dentada de 8,0 mm, respeitando obrigatoriamente o uso de dupla colagem.
Deve-se tomar cuidado para que os cordões da argamassa sejam moldados na mesma direção para facilitar a saída do ar evitando a formação de colchões de ar no verso da peça, assim como garantir que ocorra a aplicação em todo o verso da peça e da superfície a ser revestida, com o objetivo de assegurar o melhor resultado e desempenho ao produto.
Recomenda-se utilizar argamassa apropriada para substrato e que esteja de acordo com a NBR 14081.
Recomenda-se utilizar argamassa apropriada para substrato e que esteja de acordo com a NBR 14081.
Assentando a peça sobre a base preparada - Piso
Colocar a placa na superfície previamente tratada, pressionando de forma adequada e uniforme em toda a superfície.
Para nivelar a peça aplicada, deve-se pressionar toda a superfície com uma desempenadeira ou fazendo uso de madeiras - que permitam que o martelo de borracha branca não venha a gerar uma tensão pontual muito grande nas peças, danificando as mesmas. Recomenda-se o uso de martelos de borracha branca para os produtos com acabamento polido. Caso a borracha seja preta, o martelo deve ser envolvido com pano branco, seco e limpo, para evitar marcas de borracha na peça.
Assentando a peça sobre a base preparada - Parede
Para o assentamento na parede deve-se seguir as mesmas recomendações anteriores.
Para facilitar a aplicação, recomenda-se marcar, com o uso de uma régua metálica e de um lápis, o local da parede onde será efetuado o assentamento.
Recomenda-se o uso de uma cunha plástica na área de junção entre a peça aplicada na parede e a aplicada no piso, com objetivo de permitir a aplicação do rejunte entre estas mesmas peças.
As peças podem ser niveladas manualmente pelo assentador, e o alinhamento deve ser verificado com o uso de uma régua metálica.
Rejuntamento
Recomenda-se utilizar o rejunte apropriado para cada local de aplicação. O mesmo deve ser aplicado nos espaços entre as peças (juntas) com o auxílio de uma desempenadeira emborrachada.
Deve-se fazer a limpeza do excesso de rejunte logo após a aplicação, utilizando uma esponja úmida.
Juntas de Assentamento
Para a aplicação dos grandes formatos recomenda-se a utilização de juntas:
- 2 mm / Para ambientes internos.
- 5 mm / Para fachadas.*
*Nas fachadas, o Laminum pode ser assentado somente nos terraços e no pavimento térreo. Para demais áreas, utilizar fixação por fachada vetilada
Download do catálogo
Escolha a solução ideal para você. Faça o download do nosso catálogo e explore as opções dos serviços Eliane Tec Clique aqui para baixar..
Para obter mais informações sobre como tratamos seus dados pessoais, leia nosso Aviso de Privacidade.
Usamos cookies para melhorar sua navegação e experiência como usuário, promover marketing personalizado e
recomendar conteúdo do seu interesse. Leia nosso Aviso de
Privacidade para saber mais.