Pisos
Elevados

Solução inteligente e funcional

A Eliane Tec reforça seu portfólio de soluções construtivas com os Pisos Elevados. A estrutura inteligente eleva o piso de um ambiente em relação ao contrapiso, criando um espaço para instalação de cabos e tubulações. A solução traz uma série de funcionalidades e vantagens, como a facilidade de manutenção, o remanejamento e reaproveitamento do sistema, além da captação de águas pluviais, aprimorando a eficiência econômica e o desempenho dos empreendimentos.

A Eliane Tec propõe uma alternativa inovadora ao mercado, agregando à estrutura o alto desempenho dos revestimentos cerâmicos. O Piso Elevado Eliane é composto por placas modulares de polipropileno termoplástico reciclado, encaixadas e travadas em pedestais fixos (que variam de 7 cm a 15 cm de altura – para áreas internas) ou reguláveis (que alcançam de 8,5 cm a 2 m de altura – para áreas externas). Os revestimentos são aplicados acima desta estrutura.

A técnica de intertravamento do Piso Elevado Eliane oferece melhor alinhamento ao longo do uso e estabilidade entre os conjuntos de placas, qualidades que possibilitam a instalação em alturas maiores e mais segurança ao usuário. Seu sistema suporta 1200kg/m2, sendo necessários 16 pedestais por metro quadrado.

Vantagens

  • 1. A maleabilidade do material polipropileno associada à sua resistência permite facilidade nos recortes e furação de novas caixas de conexão, sem a necessidade de custos extras;

  • 2. Opção ideal para retrofit’s, pois preserva as características estruturais originais da construção (com pedestais reguláveis que permitem ajustes milimétricos na altura);

  • 3. Sistema exclusivo de pedestais intertravados, que garante o apoio das placas de revestimento e a estabilidade vertical e horizontal do conjunto;

  • 4. Possibilita a incorporação de saídas de arcondicionado, que pode ser insuflado pelo piso.

Porcelanato

Os benefícios do Piso Elevado Eliane se somam às qualidades dos porcelanatos. Podendo receber tanto o porcelanato técnico quanto o esmaltado, o revestimento agrega desempenho ao sistema pela maior durabilidade e resistência mecânica do revestimento, facilidade de limpeza e possibilidade de personalização do ambiente.

Formatos
  • Porcelanato Técnico / 60x60 cm

  • Porcelanato Esmaltado / 59x59 cm

  • Outros formatos fora da modulação sob consulta.

Aplicação em Áreas Internas | Office Style

A técnica específica para áreas internas é composta por um sistema completo, que integra piso elevado termoplástico, revestimento em porcelanato e rede elétrica modular.

Com infraestrutura flexível, o piso elevado possibilita o remanejamento e reaproveitamento do sistema, facilitando as mudanças de layout dos ambientes com rapidez e flexibilidade na montagem e desmontagem, sem a necessidade de extrair novos materiais da natureza. Nos escritórios, por exemplo, o piso elevado permite a expansão, atualização e o livre desenvolvimento da infraestrutura de comunicação, garantindo liberdade de crescimento às empresas.

Desta forma, é possível construir e descontruir conforme a necessidade do projeto, com reaproveitamento de todo material, redução do tempo de execução das obras e do volume de resíduo gerado durante a execução.

Sua técnica também viabiliza acesso fácil às instalações sob o piso (como cabeamento elétrico e de dados e tubulações hidráulicas) para manutenção periódica e consertos.

TAplicação em Áreas Internas | Office Style
TAplicação em Áreas Internas | Office Style
TAplicação em Áreas Internas | Office Style

Aplicação em Áreas Externas

Com um sistema estrutural independente do revestimento, o Piso Elevado Eliane para áreas externas é composto por placas suportadas por 9 pontos de apoio, que garantem a resistência em testes de alto impacto. O sistema permite a instalação da estrutura do piso sem o revestimento, que é assentado somente após a execução paisagística, preservando sua integridade e limpeza.

Em espaços como terraços, coberturas e pavimentos descobertos, o Piso Elevado Eliane permite a criação de um sistema para captação e retenção de água da chuva, funcionando como uma pequena cisterna abaixo do piso. O volume captado pode ser utilizado, posteriormente, para manutenção das áreas externas, como limpeza dos revestimentos.

O sistema de captação atende também ao Plano Diretor de cidades que possuem problemas de enchentes, como São Paulo. O pequeno reservatório de águas pluviais, conhecido como “piscininha”, reduz a sobrecarga no sistema de drenagem urbana, controlando a ocorrência de inundações e problemas de vazão e cheias.

Além das propriedades econômicas e sustentáveis, nas áreas externas a estrutura inteligente é uma solução para o nivelamento das superfícies, já que possibilita construir a varanda no mesmo nível do piso interno da residência, dando continuidade do ambiente e ampliando os espaços

plicação em Áreas Externas
  • Estudos comprovam que o Piso Elevado Eliane para áreas externas apresenta:
  • Resistência do sistema de pisos a cargas verticais concentradas e resistência a impacto de corpo mole e corpo duro.

Tec Garden

Os Pisos Elevados também são uma alternativa para jardins cultivados sobre as lajes, tornandoos ecoeficientes. O Tec Garden é um sistema construtivo que reserva águas pluviais para a irrigação de jardins sobre lajes, sem a utilização de energia elétrica, bombas ou bicos irrigantes, e pode ser instalado em escritórios, residências e empreendimentos corporativos.

A engenharia técnica dessa solução consiste em pedestais com “pavios” que suportam as placas de piso elevado e criam um vão para o reservatório de água, garantindo a umidade do solo e a irrigação dos jardins.

Já o sistema de irrigação funciona de maneira semelhante ao que acontece na natureza: a água da chuva penetra no solo, é filtrada e armazenada no vão sob as placas. Em caso de precipitação intensa, um sistema de extravazamento drena o excesso não permitindo que o solo sature por muito tempo após a chuva.

Ao cessar a chuva, a água do solo evapora ou é consumida pelas plantas, reduzindo a umidade e criando assim uma diferença de potencial. Caso haja uma estiagem prolongada, o sistema prevê uma alimentação normal de água da rede urbana, mantendo a irrigação sem causar danos ao jardim.

Tec Garden

A tecnologia Tec Garden permite ainda o plantio de vegetação rasteira, assim como as de grande porte, contribuindo de forma direta na redução de poluentes em suspensão, uma vez que as folhas atuam como esponja natural. Além disso, possibilita ao arquiteto paisagista total liberdade de criação.

Vantagens

  • 1. Contribui de forma direta para minimização de enchentes por meio do incremento da área verde e da reutilização da água proveniente das chuvas;

  • 2. A irrigação por capilaridade proporciona economia de energia, em uso de equipamentos, manutenção e mão de obra;

  • 3. Reduz a utilização de água da rede urbana;

  • 4. Totalmente sustentável, utilizando materiais reciclados e recicláveis;

  • 5. Auxilia na pontuação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).

Aplicação em Áreas Úmidas

Em áreas úmidas, o Piso Elevado Eliane é uma solução para ambientes onde haja necessidade de infraestrutura sob a superfície revestida. Pode ser aplicado em qualquer espaço onde a tubulação corra livre por baixo do sistema.

Aplicação em Áreas Úmidas

Em ambientes como vestiários e banheiros públicos, o sistema possibilita a drenagem da água por ralo, mantendo a integridade e a impermeabilização da laje. A eficiência do sistema reduz ainda o ruído hidráulico e facilita a manutenção das tubulações em caso de vazamento, já que para o acesso à laje e ao encanamento é necessário apenas o deslocamento do revestimento cerâmico, liberando assim o módulo.

Instalação Especial

Nas áreas molhadas, o revestimento cerâmico aplicado sobre os painéis de polipropileno deve ser instalado fora da modulação das placas, independentemente de suas dimensões. A instalação correta garante a estanqueidade do conjunto, que será reforçada com o uso de rejunte polimérico, de fornecimento nacional e em conformidade com as normas vigentes no país.

O Piso Elevado Eliane baseia-se na norma ABNT 11802, sendo dimensionado para 100 kgf em carga concentrada e 1.200 kgf/m² em carga distribuída. O sistema atende ainda aos critérios e níveis de desempenho estabelecidos pela Norma de Desempenho NBR 15575-3/13.

O Piso Elevado Eliane atende aos critérios da Norma de Desempenho NBR 15575, que estabelece padrões de qualidade e contribui para a eficiência do edifício.

Sustentabilidade

A placa de piso elevado é desenvolvida em polipropileno termoplástico proveniente de matéria prima reciclada (plástico descartado) e 100% reciclável, sendo que sua produção reduz consideravelmente a demanda por matéria-prima virgem, além de minimizar a emissão de resíduos na natureza e a poluição ambiental.

Parceiro

Com o objetivo de trazer soluções construtivas competitivas que atendessem as necessidades do mercado, a Eliane Tec firmou uma aliança estratégica com a brasileira REMASTER. A qual investe desde 1997 em inovações, no desenvolvimento de soluções e aplicações específicas para diferentes usos de pisos elevados e com tecnologias alinhadas ao conceito “cradle-to-cradle” de sustentabilidade.

Sua atuação se pauta na interação com mercado de arquitetura e construção, na identificação de demandas, no desenvolvimento de produtos que venham a melhorar os processos construtivos e no investimento em pesquisas de novas tecnologias sustentáveis. A Remaster detém quatro cartas patentes e oito depósitos de patente requeridos.

Download do catálogo

Escolha a solução ideal para você. Faça o download do nosso catálogo e explore as opções dos serviços Eliane Tec Clique aqui para baixar..

Download Catálogo Eliane Tec