Fachadas
Ventiladas

Eficiência e Sustentabilidade

Entre diferentes técnicas construtivas que propiciam obras e edificações diferenciadas, a Fachada Ventilada é um sistema que inova o conceito de fachada de um empreendimento. Muito além da função estética, as fachadas passam a ser soluções construtivas caracterizadas pela eficiência energética, uniformidade, resistência, potencial criativo e conforto nos ambientes internos.

A fachada é classificada como ventilada por apresentar um afastamento entre o revestimento externo e a base suporte do edifício. Por meio dessa câmara de ar ocorre a ventilação pelo efeito chaminé, onde o ar frio entra pela parte inferior e o ar aquecido é removido pela parte superior, permitindo ventilação contínua no sentido vertical.

A circulação de ar proporciona conforto térmico aos ambientes internos, reduzindo o consumo de energia de uma edificação em mais de 30%. O sistema também facilita a manutenção da fachada, já que a substituição dos painéis pode ser realizada individualmente. Já a fibra de vidro aderida no verso das placas de revestimento oferece maior segurança.

Execução da Fachada Ventilada

A Fachada Ventilada pode ser empregada em obras novas e reformas (retrofit). Os sistemas são projetados de forma a atender as exigências estéticas e funcionais do empreendimento. Além do dimensionamento dos sistemas, a Eliane Tec elabora um projeto executivo com todas as informações de modulação, detalhes do sistema e especificação dos materiais, oferecendo acompanhamento técnico em todas as etapas.

O processo de execução é rápido, uma vez que os revestimentos cerâmicos e as ancoragens mecânicas são materiais pré-fabricados. A utilização de materiais recicláveis e ecologicamente corretos no seu processo de fabricação e a menor geração de resíduos durante a execução da obra são soluções para a especificação de projetos sustentáveis.

Detalhe da fachada ventilada

Detalhe da fachada ventilada

A câmara de ar presente nos sistemas de Fachada Ventilada promove a circulação do ar eliminando as manifestações patológicas das edificações originadas por problemas de umidade, além disso, contribui para eficiência energética e para um ambiente interno mais confortável.

Vantagens da fachada ventilada

Vantagens da fachada ventilada
Tecnologia Cleantec

A Tecnologia Cleantec* atua com duas propriedades principais:

  • Poder de decomposição de substâncias orgânicas – Remoção de sujeiras;

  • Hidrofilicidade - Atração de moléculas de água de chuva, com menor ângulo de contato. Com isso, a sujeira é facilmente removida por meio da água da chuva.

Economia de Energia
Economia de energia
  • Promove isolamento térmico;

  • Baixa absorção de calor em meses quentes;

  • Baixa dispersão de calor em períodos frios;

  • Redução de aproximadamente 30% a 50% do consumo de energia da edificação.

Qualidade e proteção
Qualidade e proteção de água
  • Baixa absorção de água e qualidade do sistema: Impede a entrada da água pluvial na estrutura da edificação;

  • Proporciona importante redução da sua degradação e dos custos de manutenção;

  • Alta resistência ao impacto e às cargas de vento;

  • Alta resistência a ataques químicos e ao choque térmico.

Estética e Cores Inalteráveis
Estética e cores inalteráveis
  • Possibilita ampla composição de design, de cores e de modulação;

  • Cores resistentes aos raios ultravioletas, permanecem inalteradas com o tempo;

  • Superfície sem porosidade

Tecnologia e Praticidade
Tecnologia e praticidade
  • Praticidade na instalação;

  • Facilidade de manutenção (substituição de painéis individualmente);

  • Praticidade para uso em Retrofit: Utilização em obras de reformas sem a necessidade de remoção do revestimento antigo.

Sistemas de fixação

Os sistemas de fixação permitem a instalação de grandes formatos de placas de revestimento, que são fixadas mecanicamente a uma subestrutura metálica, utilizando parafusos em aço inoxidável.

O alumínio que compõe os sistemas apresenta excelente performance, é um material leve, durável e versátil. Apresenta alta resistência à corrosão, além de possuir alta reciclabilidade. Já os parafusos e chumbadores em aço inoxidável conferem alta resistência ao arrancamento e durabilidade ao sistema.

Sistema
Oculto
Sistema
Visível
Inserts
Metálicos
Stick Shackerley Grampo Grampo Afastamento Junta Peso
Crystalato 15mm 11cm 6mm 60kg/m²
Laminum 3mm 12cm 10mm 12kg/m²
Laminum 6mm 12cm 10mm 20kg/m²
12cm 4mm 27kg/m²
12cm 10mm 20kg/m²
Porcelanato 13cm 8mm 29kg/m²
10cm 7mm 27kg/m²
12cm 4mm 27kg/m²

Sistema Oculto

  • Inserts Metálicos
    Inserts Metálicos

    O sistema de fixação é composto por perfis verticais em alumínio e inserts metálicos pontuais em aço inoxidável. Os perfis verticais são instalados, por meio de chumbadores, em ancoragens fixadas na base do edifício. Os inserts são inseridos na borda do revestimento.

    Produto Afastamento Juntas Peso
    Crystalato 15mm 11cm 6mm 60kg/m²
    Porcelanato 12mm 12cm 4mm 27kg/m²
  • Stick
    Stick

    O sistema de fixação é constituído por uma subestrutura auxiliar em alumínio, composta por perfis e acessórios com funções específicas. A ancoragem, responsável pela ligação do conjunto da fachada ventilada, é fixada ao elemento de concreto por meio de chumbadores expansivos em aço inoxidável.

    As colunas e travessas são interligadas formando um grid que, em conjunto com as ancoragens, representam a estrutura principal do sistema. Posteriormente realizase a fixação do quadro por meio de presilhas.

    O quadro é composto pelo revestimento, perfil folha e selante estrutural

    Produto Afastamento Juntas Peso
    Laminum 3mm 12cm 10mm 12kg/m²
    Laminum 6mm 12cm 10mm 20kg/m²
    Porcelanato 6mm 12cm 10mm 20kg/m²
  • Shackerley
    Shackerley

    Shackerley, fabricante britânico de sistemas de fachadas ventiladas que atua no setor de arquitetura e engenharia há mais de 50 anos.

    O sistema de fixação Shackerley, é constituído por ancoragens, perfis horizontais e verticais em alumínio. É formado ainda por parafusos expansivos (inseridos no verso da placa de porcelanato) e chumbadores em aço inoxidável.

    Produto Afastamento Juntas Peso
    Porcelanato 13cm 8mm 29kg/m²
  • Grampo
    Grampo

    Os elementos de fixação não ficam expostos na superfície do revestimento. Este sistema consiste em uma subestrutura com perfis verticais fixados na estrutura da edificação através de ancoragens com parafusos.

    O revestimento é fixado à subestrutura por meio de grampos metálicos encaixados em rasgos executados na espessura da placa de porcelanato.

    Produto Afastamento Juntas Peso
    Porcelanato 10cm 7mm 27kg/m²

Sistema Vísivel

  • Grampo
    Grampo

    Os elementos de fixação permanecem expostos na superfície do revestimento. Este sistema consiste em uma subestrutura com perfis verticais fixados na estrutura da edificação através de ancoragens com parafusos. O revestimento é fixado à subestrutura por meio de grampos metálicos situados próximos às extremidades das placas de porcelanato.

    Produto Afastamento Juntas Peso
    Porcelanato 12cm 4mm 27kg/m²

Download do catálogo

Escolha a solução ideal para você. Faça o download do nosso catálogo e explore as opções dos serviços Eliane Tec Clique aqui para baixar..

Download Catálogo Eliane Tec