Assentamento

Orientações para acabamentos perfeitos

O olhar da construção civil está cada vez mais voltado aos revestimentos de grandes formatos, em dimensões que impressionam, como o 120x120cm, 120x360cm, 150x320cm e 120x240cm. Para preservar o desempenho técnico e a integridade da peça, as grandes placas cerâmicas exigem cuidados com a aplicação e o acabamento.

O cuidado em investir em materiais apropriados e eficientes e a contratação de mão de obra capacitada é fundamental para garantir o alto desempenho e as qualidades inerentes a cada revestimento.

Orientações de assentamentos para peças de grandes formatos

As peças devem ser manuseadas por, no mínimo, por duas pessoas. Para levantá-la é preciso erguer lentamente um dos lados mais longos, com o objetivo de compensar o efeito de vácuo embaixo da peça. Recomenda-se que para o manuseio sejam utilizadas luvas de proteção.

Cada pessoa deverá segurar a peça com uma das mãos na extremidade, e a outra próxima ao centro da peça. Para facilitar o trabalho recomenda-se o uso de ventosas, ferramenta que garante maior segurança durante o manuseio da peça.

Orientações de assentamentos para peças de grandes formatos

Na obra, recomenda-se que a peça seja armazenada ou depositada na horizontal, com sua base totalmente apoiada, ou ainda na vertical, desde que possa ser mantida reta durante todo o tempo em que estiver nessa posição.

O reposicionamento da peça para a posição horizontal é realizado apoiando o lado mais longo da mesma, em uma superfície plana – o toque da peça com o chão deve ser realizado de forma cuidadosa, sobre um papelão, isopor ou plástico bolha.

Cortes e Acabamentos das peças

Para os revestimentos de grandes formatos, recomenda-se o uso de ferramentas que permitam o mínimo possível de vibrações sobre a peça. O revestimento deve ser corretamente apoiado e nivelado para se obter cortes precisos com excelente acabamento. Fabricantes como Raimond, Sigma e Rubi dispõem destes equipamentos para comercialização.

Cuidados na Aplicação

A superfície sobre a qual ocorrerá o assentamento deve estar bem nivelada (recomenda-se um desvio máximo de 3mm quando analisado com régua de 2 metros). A superfície deve estar também livre de resíduos, partes soltas ou com baixa resistência.

Cuidados na Aplicação
Proceder à execução do assentamento de acordo com as recomendações das NBR 13753, 13754 e 13755, respeitando as juntas de dilatação, dessolidarização e estrutural.
Cuidados na Aplicação
Corte do produto Laminum.

Aplicando argamassa

Aplicar a argamassa sobre a superfície a ser revestida, com a ajuda de uma desempenadeira dentada de 8,0 mm, respeitando obrigatoriamente o uso de dupla colagem.

Deve-se tomar cuidado para que os cordões da argamassa sejam moldados na mesma direção para facilitar a saída do ar evitando a formação de colchões de ar no verso da peça, assim como garantir que ocorra a aplicação em todo o verso da peça e da superfície a ser revestida, com o objetivo de assegurar o melhor resultado e desempenho ao produto.

Aplicando argamassa

Recomenda-se utilizar argamassa apropriada para substrato e que esteja de acordo com a NBR 14081.

Aplicando argamassa

Recomenda-se utilizar argamassa apropriada para substrato e que esteja de acordo com a NBR 14081.

Assentando a peça sobre a base preparada - Piso

Colocar a placa na superfície previamente tratada, pressionando de forma adequada e uniforme em toda a superfície.

Assentando a peça sobre a base preparada - Piso

Para nivelar a peça aplicada, deve-se pressionar toda a superfície com uma desempenadeira ou fazendo uso de madeiras - que permitam que o martelo de borracha branca não venha a gerar uma tensão pontual muito grande nas peças, danificando as mesmas. Recomenda-se o uso de martelos de borracha branca para os produtos com acabamento polido. Caso a borracha seja preta, o martelo deve ser envolvido com pano branco, seco e limpo, para evitar marcas de borracha na peça.

Assentando a peça sobre a base preparada - Parede

Para o assentamento na parede deve-se seguir as mesmas recomendações anteriores.

Para facilitar a aplicação, recomenda-se marcar, com o uso de uma régua metálica e de um lápis, o local da parede onde será efetuado o assentamento.

Assentando a peça sobre a base preparada - Parede

Recomenda-se o uso de uma cunha plástica na área de junção entre a peça aplicada na parede e a aplicada no piso, com objetivo de permitir a aplicação do rejunte entre estas mesmas peças.

As peças podem ser niveladas manualmente pelo assentador, e o alinhamento deve ser verificado com o uso de uma régua metálica.

Rejuntamento

Recomenda-se utilizar o rejunte apropriado para cada local de aplicação. O mesmo deve ser aplicado nos espaços entre as peças (juntas) com o auxílio de uma desempenadeira emborrachada.

Rejuntamento

Deve-se fazer a limpeza do excesso de rejunte logo após a aplicação, utilizando uma esponja úmida.

Juntas de Assentamento

Juntas de Assentamento

Para a aplicação dos grandes formatos recomenda-se a utilização de juntas:

  • - 2 mm / Para ambientes internos.

  • - 5 mm / Para fachadas.*

*Nas fachadas, o Laminum pode ser assentado somente nos terraços e no pavimento térreo. Para demais áreas, utilizar fixação por fachada vetilada

Download do catálogo

Escolha a solução ideal para você. Faça o download do nosso catálogo e explore as opções dos serviços Eliane Tec Clique aqui para baixar..

Download Catálogo Eliane Tec